9 de Janeiro de 2017

Soluções TEF

Há alguns anos, cartão de crédito ou débito era privilégio de alguns. Nos dias de hoje, a raridade são pessoas que andam com talões de cheque ou dinheiro vivo na carteira. A insegurança e o aumento dos furtos, além da economia estável, que permite maior confiança do cliente na rede bancária, fez com que a maior parte da população abolisse o uso dessas formas de pagamento. Nesse sentido, ter no estabelecimento comercial um sistema que permita a compra por meio de cartão de crédito é essencial, até mesmo crucial para sua permanência no mercado.

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que permite essas transações financeiras de forma eletrônica. Essa aplicação realiza a comunicação entre  o estabelecimento comercial e as administradoras de cartão, o que torna possível as vendas com cartões de crédito, débito e outras diversas formas eletrônicas de pagamento.

Hoje em dia existem alguns tipos de TEF, que são recomendados de acordo com o porte e o tipo de comércio:

  • POS: terminais de ponto de venda de cartões independentes de computadores, que se conectam via linha telefônica;
  • TEF discado: utiliza computadores e PinPads conectados à linha telefônica;
  • TEF IP: utiliza computadores e PinPads que se conectam utilizando uma Rede Privada Virtual (VPN);
  • TEF dedicado: utiliza computadores e PinPads que se conectam por meio da conexão X-25, oferecida pelas operadoras de telefonia.

A maior diferença entre os tipos de TEF é a performance na resposta de autorização de uso do cartão.  Os TEFs Dedicado e IP possuem grande performance na resposta de autorização de uso do cartão, já que não utilizam discagem via linha telefônica para se conectar à central. Isso garante rapidez na hora de realizar a venda, que é efetuada em questão de segundos, agilizando assim o atendimento. As soluções que são independentes de linha telefônica são os que possuem maior vantagem, uma vez que permitem que a resposta seja muito mais rápida no momento da venda, proporcionando maior custo x benefício.

Scroll Up